A GRAÇA DE DEUS PARA COM OS HOMENS/GOD'S GRACE TO MEN

A GRAÇA DE DEUS É:Maravilhosa, incomparável, concedida livremente a todo o que nEle crer. Tu queres neste instante Sua graça receber?

VEM COMIGO!

Primeiro vamos ver a sua definição: 

A definição encontrada em um dicionário para o termo graça é a seguinte: “O favor imerecido que Deus concede ao homem”. Embora tal definição seja verdadeira, é incompleta. Graça é um atributo de Deus, um componente do caráter divino, demonstrada por Ele através da bondade para com o ser humano pecador que não merece o Seu favor.
Um Deus santo não tem nenhuma obrigação de conceder graça a pecadores, mas Ele assim o faz segundo o bem querer da Sua vontade. Ele demonstra graça ao estender Seu favor, Sua misericórdia e Seu amor para suprir a necessidade do ser humano. Visto que o caráter de Deus é composto de graça, movido por bondade Ele espontaneamente se dispõe a conceder Sua graça à humanidade pecadora em nosso tempo de aflição. A graça de Deus pode ser definida como “aquela qualidade intrínseca do ser ou essência de Deus, pela qual Ele, em Sua disposição e atitudes, é espontaneamente favorável” a outorgar favor imerecido, amor e misericórdia àqueles que Ele escolhe dentre a humanidade desmerecedora.
Na prática:
Na Septuaginta, uma antiga tradução das Escrituras do Antigo Testamento para a língua grega, o termo grego traduzido por “graça” é charis que significa “graça ou favor imerecido”. As Escrituras Hebraicas não possuem nenhum termo hebraico equivalente. Os termos originais hebraicos traduzidos na Septuaginta por charis são chanan ou chen, que se traduzem por “graça”, “favor” ou “misericórdia”.
Essas duas palavras hebraicas são usadas no Antigo Testamento para retratar o mesmo significado de charis: (1) mostrar misericórdia para com o pobre (Pv 14.31); (2) proporcionar misericórdia àqueles que invocam a Deus em tempo de angústia (Sl 4.1; 6.2; 31.9); (3) demonstrar favor a Israel no Egito (Êx 3.21; 11.3; 12.36); e (4) conceder (Deus) Sua graça a determinadas pessoas, tais como Noé (Gn 6.8), José (Gn 39.21), Moisés (Êx 33.12,17), e Gideão (Jz 6.17). Além disso, a graça de Deus será derramada sobre a nação de Israel no tempo da sua salvação (Zc 12.10).
Outros termos hebraicos, tais como,racham ou rachamim (i.e., “misericórdia”) echesed (“amor leal” ou “bondade”) muitas vezes ocorrem juntos no texto hebraico para expressar o conceito da graça de Deus (Êx 34.6; Ne 9.17; Sl 86.15; 145.8; Jl 2.13; Jn 4.2). Graça, amor e misericórdia estão explicitados na aliança de Deus com o rei Davi, a qual se estendeu a seu filho Salomão mesmo depois que este veio a pecar no decurso de sua vida (2 Sm 7.1-17).
Pela graça de Deus a ímpia cidade de Nínive foi poupada da destruição ao arrepender-se de seu pecado com a pregação de Jonas.
No Novo Testamento, o conceito de graça encontra uma expressão mais precisa, rica e completa no termo grego charis, o qual ocorre, no mínimo, por 170 vezes. A graça de Deus assume uma dimensão pessoal totalmente nova e se torna evidente ao ser humano nas palavras e obras do ministério redentor de Jesus Cristo. Que prova maior da graça de Deus poderia ser dada do que essa da salvação?
Foi o próprio Deus que, em Sua bondade e graça, tomou a iniciativa de providenciar a salvação para o homem após a queda de Adão no pecado. A graça de Deus se revela à humanidade de duas maneiras fundamentais:
A COMUM:
A graça comum se refere ao imerecido favor, amor e cuidado providencial de Deus, estendidos a toda a raça humana em corrupção, pelos quais Deus derrama Suas bênçãos sobre todos em geral, tanto sobre os salvos quanto sobre os descrentes (Sl 145.8-9). Deus refreia Sua ira contra a humanidade pecadora, concedendo a uma nação ou a uma pessoa o tempo necessário para que se arrependa – o que vem a ser uma extensão da graça comum do Senhor.
graça comum também pode ser constatada na obra do Espírito Santo, quando este move o coração de uma pessoa ao persuadi-la(lo) e convencê-la(lo) da necessidade de buscar a salvação por intermédio de Jesus Cristo (Jo 16.8-11).
A ESPECIAL:
A segunda maneira de Deus revelar Seu favor é através da graça especial,comumente denominada de graça eficaz, efetiva ou graça salvadora. A graça de Deus é eficaz na medida em que produz salvação na vida dos indivíduos eleitos que depositam sua fé na morte de Cristo e no sangue que Ele derramou na cruz para remissão de seus pecados. A graça eficaz é conhecida por experiência no momento em que Deus, pela instrumentalidade do Espírito Santo, opera de forma irresistível na mente e no coração de uma pessoa, de modo que o indivíduo escolha livremente crer em Jesus Cristo como seu Salvador.
Os crentes em Cristo são chamados, não segundo suas obras de esforço próprio, mas conforme a “determinação e graça” de Deus (2 Tm 1.9).
O apóstolo Paulo é um exemplo clássico da chamada eficaz de Deus. Ele foi chamado, não por sua vontade, mas “pela vontade de Deus” (1 Co 1.1). Na realidade, ele tentava destruir a Igreja até o momento em que se converteu a Cristo, conversão essa que ocorreu pela graça de Deus (At 9).
COMO DEUS DEMONSTRA A SUA GRAÇA:
a) A graça Salvadora:
A palavra salvação é um termo abrangente. Refere-se ao ato redentor de Deus pelo qual Ele, no presente momento, redime o indivíduo da penalidade e do poder do pecado, e, no futuro, libertará o crente em Cristo da presença do pecado na ocasião da glorificação dos salvos. A salvação é um dom gratuito de Deus, concedido a uma pessoa em virtude da graça, por meio da fé, independente de qualquer obra ou mérito da parte da pessoa que o recebe. No momento da salvação, a graça imerecida e a fé do crente são dons que procedem diretamente do Senhor àqueles que põem sua fé em Cristo (Ef 2.8-9).
A graça da salvação, oferecida na atual dispensação, inclui cada aspecto da obra redentora de Deus em favor dos crentes em Jesus e abrange a redenção, a propiciação, a justificação, o perdão, a santificação, a reconciliação e a glorificação para aquele que, pela fé, recebe a Cristo.
b) Graça Santificadora:
Naquele momento em que a pessoa, pela fé, recebe a Cristo, ele (ou ela) é santificado pela graça de Deus. A palavrasantificação significa “tornar santo” ou “separar para Deus” com propósito ou uso sagrado. A Bíblia menciona pessoas, lugares, dias e objetos inanimados consagrados (i.e., separados) a Deus. No que se refere a um indivíduo, a santificação pode ser definida como a obra da livre graça de Deus através do Espírito Santo, na qual Ele separa o crente para ser amoldado ou conforme à imagem de Cristo.
As Escrituras se referem a três estágios de santificação pela graça de Deus. O primeiro deles é o da santificação posicional que diz respeito à posição santa do crente perante Deus, fundamentada na redenção que Cristo efetuou a seu favor.
O segundo estágio é o da santificação progressiva, na qual o crente em Cristo se encontra no processo de ser santificado através da Palavra de Deus (Jo 17.17). Os crentes são exortados a crescer “na graça” (2 Pe 3.18); na busca desse crescimento, tornam-se recipientes do favor imerecido que procede do Senhor. O crescimento na graça não é obtido por meios naturais, mas se dá através do estudo da Palavra de Deus (2 Pe 1.2-3,5-6,8). À medida que um crente em Jesus cresce na graça, o fruto do Espírito se torna manifesto através da vida dele ou dela (Gl 5.22-23), levando a pessoa a uma conformidade com a imagem e semelhança de Cristo (Rm 8.29).
O terceiro estágio é o da santificação completa ou perfeita, que os crentes conhecerão por experiência quando receberem seus corpos glorificados e se completar a sua redenção (Rm 8.30; Ef 5.27). Esse acontecimento se concretizará na ocasião do Arrebatamento da Igreja (1 Co 15.51-52; 1 Ts 4.16-17).
c) Graça Servidora:
A palavra dom (do termo grego charisma: “dádiva ou dom da graça”) se refere a um favor que alguém recebe gratuitamente, sem merecê-lo. Deus, por intermédio do Espírito Santo, providenciou dons espirituais sobrenaturais com o objetivo de equipar e capacitar cada crente em Cristo para o seu ministério [i.e., serviço] na igreja local. Não existe apenas um dom, mas, sim, uma diversidade de dons que o Espírito Santo concede aos crentes (Rm 12.6-8; 1 Co 12.8-11; Ef 4.7,11-12; 1 Pe 4.11).
Os crentes dispõem de “diferentes dons segundo a graça que [por Deus] nos foi dada” (Rm 12.6). Alguns crentes possuem uma abundância de dons, enquanto outros possuem apenas um ou dois. Esses dons, ou graças, não são dons, talentos ou habilidades naturais; pelo contrário, são dons proporcionados por Deus, os quais, através do crente, efetuam a edificação do Corpo de Cristo, rendendo, assim, a glória que pertence a Deus.
No uso de seu dom, um crente deve se dirigir às outras pessoas com uma atitude de graça. O apóstolo Paulo declarou: “A vossa conversa seja sempre com graça” (Cl 4.6; conforme a Tradução Brasileira). No que dizia respeito ao serviço para o Senhor, Paulo estava equipado, não com sua própria força e poder, mas com a graça de Deus que lhe fora outorgada. Ele disse: “...trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Co. 15.10).
d) Graça Sofredora:
O sofrimento faz parte da condição humana, em virtude do pecado, do envelhecimento do corpo, da desobediência ao Senhor, ou da punição de Deus. Paulo tinha um “espinho na carne” (i.e., uma debilidade física) que ele, por três vezes, suplicara a Deus para que fosse removido. Cada uma de suas súplicas recebeu esta mesma resposta: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9). Em outras palavras, a graça de Deus era suficiente para fortalecer Paulo em sua dificuldade física, de modo que ele a pudesse suportar. O mesmo acontece com os crentes nos dias atuais. Deus proporciona a graça suficiente para nos fortalecer em meio a qualquer provação, tentação ou período de sofrimento.
Paulo resumiu isso com muita propriedade, quando escreveu: “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tt 2.11). Isso diz tudo. Junto com a compositora daquele hino, cantamos: “Maravilhosa, infinita, incomparável...” é a surpreendente graça de Deus.
 Presbítero Gersonildo Vieira 
JESUS TE AMA
THE GRACE OF GOD IS: Marvelous, incomparable, freely given to all that believeth on Him. Do you want in this instant Your grace to receive?
COME WITH ME!
First let's see your definition:
The definition found in a dictionary for the term grace is as follows: "The undeserved favor which God bestows upon man." Although such a definition is true, it is incomplete. Grace is an attribute of God, a component of the divine character, demonstrated by Him through kindness to the sinful human being who does not merit His favor.
A holy God has no obligation to give grace to sinners, but He does so according to the good will of His will. He demonstrates grace by extending His favor, His mercy, and His love to meet the need of man. Since the character of God is composed of grace, moved by goodness He spontaneously prepares to grant His grace to sinful humanity in our time of affliction. The grace of God can be defined as "that intrinsic quality of the being or essence of God, by which He, in His disposition and attitudes, is spontaneously favorable" to bestowing unmerited favor, love, and mercy upon those whom He chooses among the unworthy humanity.
In practice:
In the Septuagint, an ancient translation of the Old Testament Scriptures into the Greek language, the Greek term translated "grace" is charis meaning "undeserved grace or favor." The Hebrew Scriptures have no equivalent Hebrew term. The original Hebrew terms translated in the Septuagint by charis are chanan or chen, which translate to "grace," "favor," or "mercy."
These two Hebrew words are used in the Old Testament to portray the same meaning of charis: (1) to show mercy to the poor (Prov. 14:31); (2) to give mercy to those who call on God in times of trouble (Ps. (3) show favor to Israel in Egypt (Ex. 3:21; 11,3; 12,36); And (4) to grant (God) His grace to certain people, such as Noah (Gen. 6.8), Joseph (Gen. 39:21), Moses (Ex. 33.12,17), and Gideon (Judg. Moreover, the grace of God will be poured out upon the nation of Israel at the time of their salvation (Zech. 12.10).
Other Hebrew terms such as "cracks" or "rachamim" (ie, "mercy") echesed ("loyal love" or "goodness") often occur together in the Hebrew text to express the concept of God's grace (Ex. 34: 6; 86.15, 145.8, 117.13, 4.2). Grace, love and mercy are spelled out in the covenant of God with King David, which extended to his son Solomon even after he came to sin in the course of his life (2 Sam. 7: 1-17).
By the grace of God the wicked city of Nineveh was spared from destruction by repenting of its sin with the preaching of Jonah.
In the New Testament, the concept of grace finds a more precise, rich, and complete expression in the Greek term charis, which occurs at least 170 times. The grace of God takes on a whole new personal dimension and becomes evident to the human being in the words and works of the redeeming ministry of Jesus Christ. What greater proof of the grace of God could be given than that of salvation?
It was God Himself who, in His goodness and grace, took the initiative to provide salvation for man after Adam's fall into sin. The grace of God reveals itself to mankind in two fundamental ways:
THE COMMON:
Common grace refers to the undeserved favor, love, and providential care of God, extended to the whole human race in corruption, by which God poured out His blessings upon all in general, both on the saved and on the unbelievers (Psalm 145: 8-9) . God restrains His wrath against sinful humanity by granting a nation or a person the time needed to repent - which is an extension of the Lord's common grace.
Common grace can also be seen in the work of the Holy Spirit when he moves the heart of a person by persuading and convincing him of the need to seek salvation through Jesus Christ (John 16: 8- 11).
TO SPECIAL:
God's second way of revealing His favor is through special grace, commonly called effective, effective grace, or saving grace. The grace of God is effective in that it produces salvation in the lives of the elect individuals who place their faith in the death of Christ and the blood that He shed on the cross for the remission of their sins. Effective grace is known by experience at a time when God, by the instrumentality of the Holy Spirit, works irresistibly in a person's mind and heart, so that the individual freely chooses to believe in Jesus Christ as their Savior.
Believers in Christ are called, not according to their own efforts, but according to God's "determination and grace" (2 Tim. 1: 9).
The apostle Paul is a classic example of the effective call of God. He was called, not by his own will, but "by the will of God" (1 Cor 1: 1). In fact, he attempted to destroy the Church until the moment when he converted to Christ, which conversion took place by the grace of God (Acts 9).
HOW GOD DEMONSTRATES HIS GRACE:
A) The saving grace:
The word salvation is a comprehensive term. It refers to the redemptive act of God by which He at the present time redeems the individual from the penalty and power of sin, and in the future will free the believer in Christ from the presence of sin at the glorification of the saved. Salvation is a free gift of God, granted to a person by virtue of grace, through faith, independent of any work or merit on the part of the person who receives it. At the moment of salvation, the undeserved grace and faith of the believer are gifts that come directly from the Lord to those who put their faith in Christ (Ephesians 2: 8-9).
The grace of salvation offered in the present dispensation includes every aspect of God's redemptive work for the believers in Jesus and encompasses redemption, propitiation, justification, forgiveness, sanctification, reconciliation, and glorification for him who, By faith, receive Christ.
B) Sanctifying Grace:
In that moment the person, by faith, receives Christ, he (or she) is sanctified by the grace of God. The word "sanctification" means "to make holy" or "separate unto God" with holy purpose or use. The Bible mentions consecrated persons (i.e., separated) persons, places, days, and inanimate objects to God. In regard to an individual, sanctification can be defined as the work of God's free grace through the Holy Spirit, in which He separates the believer to be conformed or conformed to the image of Christ.
The Scriptures refer to three stages of sanctification by the grace of God. The first of these is that of positional sanctification which concerns the holy position of the believer before God, grounded in the redemption Christ effected in his behalf.
The second stage is that of progressive sanctification, in which the believer in Christ finds himself in the process of being sanctified through the Word of God (John 17:17). Believers are exhorted to "grow in grace" (2 Pet. 3:18); In the pursuit of this growth, they become recipients of the undeserved favor which proceeds from the Lord. The growth in grace is not obtained by natural means, but it is given through the study of the Word of God (2 Pet 1.2-3.5-6.8). As a believer in Jesus grows in grace, the fruit of the Spirit becomes manifest through his or her life (Gal. 5.22-23), bringing the person into conformity with the image and likeness of Christ (Rom. 8:29).
The third stage is that of complete or perfect sanctification, which believers will know by experience when they receive their glorified bodies and complete their redemption (Romans 8:30, Eph. 5:27). This event will take place at the time of the Rapture of the Church (1 Cor 15: 51-52, 1 Thessalonians 4:16, 17).
C) Grace Servant:
The word gift (from the Greek term charisma: "gift or gift of grace") refers to a favor one receives freely, without deserving it. God, through the Holy Spirit, provided supernatural spiritual gifts for the purpose of equipping and empowering every believer in Christ for his ministry [i.e., service] in the local church. There is not only one gift, but a diversity of gifts which the Holy Spirit gives to believers (Rom. 12: 6-8, 1 Cor. 12: 8-11, Eph.
Believers have "different gifts according to the grace which [God] has given us" (Rom. 12: 6). Some believers have an abundance of gifts, while others have only one or two. These gifts, or graces, are not natural gifts, talents or abilities; On the contrary, they are gifts provided by God, who, through the believer, effect the edification of the Body of Christ, thereby yielding to the glory which belongs to God.
In the use of his gift, a believer should address other people with an attitude of grace. The apostle Paul declared: "Let your conversation always be with grace" (Cl 4.6, according to the Brazilian Translation). As regards the service to the Lord, Paul was equipped, not with his own strength and power, but with the grace of God which was bestowed upon him. He said: "... I have worked much more than all of them; Yet not I, but the grace of God with me "(1 Cor. 15:10).
D) Grace Sufferer:
Suffering is part of the human condition, because of sin, the aging of the body, disobedience to the Lord, or the punishment of God. Paul had a "thorn in the flesh" (i.e., a physical weakness) that he had on three occasions begged God to remove. Each of his supplications received this same answer: "My grace is sufficient for you, for power is made perfect in weakness" (2 Cor. 12: 9). In other words, the grace of God was sufficient to strengthen Paul in his physical difficulty, so that he could bear it. So it is with believers today. God provides grace enough to strengthen us in the midst of any trial, temptation, or period of suffering.
Paul summed it up with great propriety, when he wrote: "For the grace of God is the salvation of all men" (Titus 2:11). That says it all. Together with the composer of that hymn we sing: "Wonderful, infinite, incomparable ..." is the surprising grace of God.
 Presbyter Gersonildo Vieira
JESUS LOVES YOU

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